Umbanda no SUS. Casas de Axé são reconhecidas pela ANS como equipamentos promotores de saúde e cura complementares ao SUS.
A Umbanda no SUS. Resolução 715 do Ministério da Saúde, aprovada em julho/2023 durante a 17ª Conferência Nacional de Saúde , contendo em si vários artigos, acima de tudo, passou a reconhecer as religiões afro-brasileiras como complementares ao SUS.
A resolução traz, entre suas 59 propostas, principalmente o Artigo 46, que reconhece as religiões afro-brasileiras como “complementares ao SUS”.
O artigo 46 cita sobre o entendimento de que espaços religiosos como Barracões, terreiros e outras casas de religiões como “a primeira porta de entrada para os que mais precisavam e de espaço de cura para o desequilíbrio mental, psíquico, social e alimentar”
Leia o Artigo completo:
“(Re)conhecer as manifestações de cultura popular dos povos tradicionais de matriz africana e nas Unidades Territoriais Tradicionais de Matriz Africana (terreiros, terreiras, barracões, casa de religião, etc.) como equipamentos promotores de saúde e cura complementares ao SUS, no processo de promoção da saúde e primeira porta de entrada para os que mais precisavam e de espaço de cura para o desequilíbrio mental, psíquico, social, alimentar e com isso respeitar as complexidades inerentes ás culturas e povos tradicionais de matriz africana, na busca da preservação, instrumentos estes previstos na política de saúde pública, combate ao racismo, a violação de direito, a discriminação religiosa, dentre outras.”
Para ler toda a Resolução 715/2023 acesse
https://conselho.saude.gov.br/resolucoes-cns/3092-resolucao-n-715-de-20-de-julho-de-2023
Independente de algumas opiniões controversas sobre o assunto, as Casas de Axé sempre foram lugares de cura.
Não apenas da cura física, mas cura da alma. Nos terreiros recebemos pessoas com dores mais profundas, com feridas e desequilíbrios internos que transpassam para seu corpo físico. Ali auxiliamos pessoas que estão, por exemplo, em depressão por terem sofrido um trauma que não se lembram e a partir de uma orientação espiritual ela consegue enxergar a vida com mais cor e assim se curar de um problema psicológico.
Lembrando que de forma alguma orientamos a ausência da consulta a um especialista da área de saúde.
As Casas de Axé são hospitais que auxiliam na cura de doenças internas, da reforma Íntima. Cuidamos do pilar base de todo ser humano: A mente. É ela que comanda toda a estrutura do seu corpo. Se você não consegue controlar seus pensamentos destrutivos, eles se tornam tão negativos a ponto de atingir seus sentimentos e logo depois toda a sua vida desmorona.
A Umbanda no Sus só corrobora a certeza de que viemos a essa terra para cumprir o propósito da Caridade e ajuda ao próximo.
Quando as coisas não vão bem dentro da gente, elas não vão bem em lugar nenhum. Esse sentimento de vazio que muitas vezes sentimos não é falta das coisas, e sim, falta de si mesmo.
Para conhecer mais sobre a Umbanda Sagrada acesse: