Salve meus irmãos de fé! Hoje falaremos sobre uma entidade bastante conhecida na nossa religião. Entidade feminina, de força, de elevada autoestima e ótima para cortes de magia negativa, principalmente as famigeradas amarrações amorosas. Estamos falando da senhora Pombagira na Umbanda Sagrada.
Ultimamente estou vendo muitos irmãos dos diversos cultos afro-brasileiros criticarem a Umbanda Sagrada por cultuar Pombagira como Orixá, além dos guias, espíritos femininos chamados de pombagiras, também cultuamos a senhora dos estímulos e dos desejos: Orixá Pombagira. Isso vem sendo motivo de crítica e como sou um sacerdote de Umbanda Sagrada me sinto no dever de esclarecer sobre esse poder divino que está em toda a Criação.
Não esqueça de ler nossa matéria sobre firmezas de proteção na força de exu e pombagira após a leitura desta matéria, ok? https://www.teussp.com.br/firmezas-de-defesa-na-umbanda-sagrada/
Para começar nossa conversa, os fundamentos teológicos de pombagira são umbandistas. Com todo respeito aos outros seguimentos, não há pombagira como Orixá em outra religião. Esta divindade não foi revelada no culto a Orixá dos Yorubanos.
Se você chegar na Nigéria hoje e perguntar para um babalawô sobre esta Orixá, a resposta será: Não existe meu filho! Ou Nunca ouvi falar!
Na filosofia bantu, num culto às divindades chamadas de Inquices, há a figura de PambuNijila/Nizila que é uma divindade masculina, análoga, bem parecida, com o Orixá Exu dos Yorubanos.
Vejam que não há esta Orixá na África. Mas, isso não quer dizer que não exista, ok?
Então de onde vem esta Orixá?
Da doutrina e teologia trazida por Pai Rubens Saraceni para a Umbanda que conhecemos como Umbanda Sagrada. Através do livro: “Orixá Pombagira: Fundamentação do Mistério na Umbanda”, Ed. Madras, conhecemos os fundamentos profundos desta divindade. Afinal, como sobrepujar pombagira entidade a uma divindade masculina? Logo pombagira que nos passa a própria essência do sagrado feminino. Ou não é verdade que as pombagiras são as feministas do astral? Não fortalecem a auto-estima, o amor próprio e a independência das mulheres?
Seria contraditório colocar Exu como o Orixá regente da linha de pombagiras na umbanda! Precisávamos de uma divindade que passasse a essência do feminino, o espírito feminino da força e da autonomia. A energia da mulher que é dona de si, que sabe o que quer, que pode ser tudo o que ela quiser e não depender de nada nem ninguém.
Aproveito e deixo uma sugestão de leitura: https://madras.com.br/orixa-pombagira
Orixá Pombagira é a senhora dos desejos e dos estímulos. O desejo de vencer, o desejo de evoluir e ser cada dia melhor. Esta é a divindade que nos mantém estimulados a viver, mas viver bem, com alegria e harmonia. Também é a divindade do prazer, afinal não há felicidade sem sentir o prazer em cada coisa que fazemos.
E saibam de uma coisa: Quem faz amarração na força de pombagira está cometendo um grave erro! Ela é a principal divindade cósmica e punidora dos que atentam contra o amor, o livre arbítrio e à vida. Pombagira abomina trabalhos de amarração em seu nome e logo ativa seus mistérios reativos contra quem fez e quem mandou fazer. Um abismo negativo e sombrio móvel é formado embaixo dos pés das pessoas… Móvel, pois caminha conosco para onde formos.
Todas as pombagiras de trabalho atuam sob a regência maior desta Orixá. Por isso são ótimas conselheiras, enxergam o nosso íntimo, o nosso interior e vão logo indicando os caminhos para nos sentirmos plenos. Orixá Pombagira é a divindade dos interiores e Pai Rubens nos revela:
Pombagira cria em cada coisa exteriorizada por Deus um interior tripolarizado, ou seja, com polo negativo, positivo e neutro.
Para não me alongar neste texto, posso dizer que os abismos negativos de pombagira fazem parte dessa polaridade negativa. Nossas mágoas, rancores, dores profundas da alma, tristezas, fobias, depressão, etc, problemas emocionais em geral são absorvidos por esses abismos negativos e nos purificam constantemente.
Entenderam o motivo de saírem mais levem de uma consulta com pombagira? Com a autoestima elevada e a sensação de força interior? Na polaridade negativa, pombagira absorve nossos negativismos e na polariadade positiva nos traz energias de estímulo, prazer, alegria e equilíbrio.
Aproveito para indicar o vídeo abaixo, uma live maravilhosa sobre pombagira que fiz junto à minha irmã terapeuta Márcia Luz:
https://www.youtube.com/watch?v=bUQ1ZrFD1BY&t=2090s
No próximo mês estaremos lançando nossa nova plataforma EAD e o primeiro curso que será disponibilizado (junto com os demais que já estão online) terá como tema Pombagira na Umbanda Sagrada. Aguardem!
Gratidão por tudo e muito axé na caminhada de vocês!
Salve Salve meus irmãos! Estou a muito tempo sem escrever né!? Hoje decidi parar um…
Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto…
Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos…
Hoje em dia vivemos em um mundo muito agitado, onde ninguém tem tempo pra nada…
Salve meus irmãos! Vamos falar sobre os Ciganos na Umbanda hoje? Esta linha de trabalho…
As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das…