Salve Salve meu irmãos! Hoje iremos falar sobre um dos assuntos mais instigantes na Umbanda: Pedras na Umbanda! Como podemos interagir com o reino mineral e potencializar nosso trabalho espiritual a partir de uma visão umbandista? Veremos aqui neste texto sobre Pedras na Umbanda. Simbora!
Dentre muitos elementos que existem dentro da Umbanda Sagrada temos o privilégio de trabalhar com as pedras, mas qual é o segredo para trabalhar com elas?
Primeiramente devemos conhecer e estudar seus fatores divinos (que são as menores partículas de Deus, energias vivas e divinas de Deus, as quais compõem tudo que existe no exterior D’ele, inclusive nós). Um exemplo bem claro é que quando falamos de ervas podemos dizer que elas tem muitas energias correto? Isto significa que essa erva é um composto fatoral cujas energias podem ser preponderantes de algum Orixá, porém não quer dizer que ela seja somente desse Orixá, e cada erva tem as suas próprias energias. Por este motivo dizemos que uma tal erva é de um certo Orixá, o mesmo acontece com as pedras.
Existem pedras que são formadas por diversos fatores, com isso, assim como no caso das ervas, não podemos afirmar que uma pedra seja somente deste ou daquele Orixá. A melhor forma de nos expressarmos seria: essa pedra contém tal fator ou função, utilizando assim o entendimento do composto fatoral de cada uma, conhecendo suas energias e a partir daí podemos cruzar, consagrar e imantar (oferecer) uma pedra para um ou outro Orixá ou Guia.
Após entendermos um pouco sobre os fatores e energias que compõem as pedras podemos observar que uma pedra que serve para iluminar também pode servir para curar, absorver energias negativas, purificar os seres, recompor o corpo energético de espíritos sofredores, etc… Além de conhecer seus fatores divinos também é muito importante ter equilíbrio e discernimento nas diversas situações para saber utilizá-las.
Outro ponto importante a ser abordado é sobre a limpeza das pedras que pode ser feita colocando-as no sol por exemplo (nem todas podem ir ao sol, vide a pedra celestita). Existem pessoas que preferem deixar dentro de água com sal, porém, algumas pedras podem sofrer danos em sua estrutura pois possuem uma grande concentração de calcário dentro ou outros minerais que se diluem na água quando mantidas nela por muito tempo. Essa limpeza pode ser feita através de uma reza onde pedimos para purificar, consumir energias negativas e se for feita no sol que a luz deste possa renová-las e energizá-las.
Para limpeza e energização de pedras, prefiro, pessoalmente, utilizar a selenita branca. Esta pedra quando em contato com outras inicia um processo de limpeza e reenergização natural. Coloco minhas pedras próximas de uma grande selenita e peço para agir em todas com as funções de limpeza e reestabelecimento energético.
Vejamos abaixo alguns exemplos de pedras e seus fatores divinos:
Antes, sugiro que assista o vídeo abaixo que conto mais sobre o mundo mineral e as Pedras na Umbanda:
CRISTAL TRANSLÚCIDO: Este cristal pode ser consagrado para Pai Oxalá, Linha do Oriente e Caboclos de Oxalá por ser uma pedra iluminadora, conscientizadora, aclaradora, espiritualizadora, geradora e amplificadora de energias, e é ótima para fazer uma meditação. Esse cristal quanto mais translúcido melhor, ou seja, mais energia essa pedra concentra.
CELESTITA: Excelente pedra para o anjo guardião. Essa pedra tem muitos fatores de Oxalá e tem energias de paz, tranquilidade e iluminação, perfeita para quem gosta de meditar ou deixar no quarto para ter uma boa noite de sono. Boa pedra, também, para a Mãe Iemanjá.
SELENITA BRANCA: Esta é a pura luz de Oxalá, tem fatores acalmadores, pacificadores e tranquilizadores. Pode ser colocada em quarto de crianças, debaixo do travesseiro na hora de dormir e trabalha também no combate às dores musculares. Além destes fatores, ainda tem o poder de limpar sobrecargas energéticas negativas de outras pedras já bastante utilizadas.
CRISTAL FUMÊ: Normalmente é oferecida para mãe Logunan, Exu e Pomba Gira pois tem as funções descristalizadora e desmagnetizadora que podem ser usadas para desmagnetizar trabalhos negativos, ondas mentais negativas projetadas contra pessoas e reverter situações difíceis. Também é uma pedra bloqueadora de inveja, olho gordo e qualquer tipo de magia mental descristalizando e desmagnetizando esses tipos de energias.
QUARTZO ROSA: Pedra do amor, dos sentimentos, uma pedra conceptiva e agregadora a qual pode ser oferecida para mãe Oxum e Caboclas de Oxum.
TURMALINA ROSA: Quando consagrada à mãe Oxum trabalha nos sentimentos com funções conceptiva, agregadora e harmonizadora do íntimo das pessoas deixando-as equilibradas emocionalmente, porém, se consagrada à mãe Obá cumpre a função concentratora e afixadora, deixando o indivíduo com objetivos concretos, racional e bem centrado. Consagrada à linha das crianças tem fatores renovadores.
RODONITA: Pode ser oferecida para a mãe Obá pois tem um axé concentrador, afixador de conhecimentos, ótima para o aprendizado e para ser fiel a um objetivo traçado.
CITRINO: Essa pedra pode ser utilizada na consagração de Oxum do Ouro e para a Linha dos Ciganos. É ótima para direcionamento na sua evolução, é uma pedra de movimento, concretizadora e prosperadora. Muito usada para Mãe Iansã, pois tem a capacidade de direcionarmos nos nossos caminhos retos evolutivos.
FLUORITA ARCO-ÍRIS: Pode ser oferecida e consagrada para pai Oxumaré pois tem as funções: Renovadora, felicitadora, harmonizadora, animadora e diluidora de mágoas, rancores e sentimentos negativos, renovando esses sentimentos para que possamos ter uma nova etapa em nossas vidas.
CRISOCOLA: Possui fatores de pai Oxumaré e tem um grande axé renovador, traz alegria e bem estar. Boa para ser colocada em ambientes comuns da casa, sala de estar por exemplo.
HEMATITA: Pedra de proteção, espelhadora, bloqueadora, uma pedra de força, ordem e lei que tem os fatores divinos do pai Ogum. Exus adoram esta pedra para proteção de seus tutelados.
GALENA: Pedra com muito componente do mineral chumbo, mineral de Exu. Muito parecida com a hematita, porém também possui a capacidade de repelir cargas negativas e pode ser utilizada como proteção na porta de casa, oferecida para pai Ogum ou Exus.
SODALITA: Também é uma pedra de pai Ogum mas tem um fator organizador muito presente em suas funções energéticas. Axé ordenador e fortalecedor da reforma íntima do ser.
CALCITA LARANJA: Pedra que quando consagrada à mãe Oroiná tem a capacidade consumidora e purificadora de energias negativas e cordões energéticos negativos. É ótima para limpeza de ambientes, mas também para energizá-los.
ÁGATA DE FOGO: Além da mãe Oroiná, essa pedra também pode ser consagrada à Iansã, Xangô, Cigano(a) e para Pomba Gira pois tem a função de purificar, consumir energias negativas, energizar, estimular e fortalecer nosso ímpeto e coragem.
JASPER: Pedra do discernimento que reúne fatores de pai Xangô. Pode ser utilizada para equilibrar, energizar e racionalizar.
OLHO DE TIGRE: Direcionadora, equilibradora, movimentadora, dá força, ânimo e energia que são fatores de pai Xangô. Muito usada para Iansã e Oroiná.
OLHO DE BOI: Mais uma pedra de pai Xangô que tem função equilibradora, graduadora de energias internas e também bloqueadora de energias negativas.
SELENITA LARANJA: Outra pedra da mãe Oroiná porque contém fator purificador e consumidor.
ÁGUA MARINHA: Esta pedra também é uma ótima opção para colocar no quarto, pois tem energias de calma e tranquilidade, além disso ajuda na potencialização da criatividade por possuir o fator gerador. Pedra da Mãe Iemanjá.
HOWLITA: Dentre as opções para colocar no quarto essa pedra é a melhor, pois tem fator pacificador, harmonizador, tranquilizador, iluminador, conscientizador, perdoador e pode ser oferecida para Preto(a) Velho(a), Oxalá e Obaluayê.
CRISTAL TURMALINADO: É um cristal que contém fragmentos de turmalina negra dentro dela e possui axé transmutador, curador, absorvedora de energias negativas e é muito utilizada por Preto(a) Velho(a), Obaluayê, Nanã Buruquê e pai Omulú.
QUARTZO VERDE: Possui fator expansor, direcionador, racionalizador, multriplicador, prosperador e ajuda na transmissão do nosso conhecimento já adquirido. Esta pedra pode ser oferecida à Pai Oxóssi.
TURMALINA NEGRA: É uma pedra bloqueadora, transmutadora, é uma ótima escolha para colocar na porta de casa e pode ser oferecida para Exu, Pomba Gira, Obaluayê e Omolú.
CALCITA ÓTICA AMARELA: Essa pedra é a que possui mais fator prosperador dentre as outras pedras e pode ser oferecida para Oxum do Ouro e Ciganos, possui funções prosperadoras, multiplicadoras, agregadoras e atratoras.
MICA: Pedra de Pomba Gira, ela é estimuladora e tem o poder de desagregar sentimentos negativos e tóxicos.
MAGNETITA: Essa pedra tem o axé atrador (como de um íma) pode ser oferecida ao pai Ogum ou Exu e se for colocada em sua firmeza tem o poder de atrair as energias negativas, e através das ondas vibratórias recolhedoras de Exu essas energias são desmagnetizadas e enviadas para o “vazio”.
Quer aprender a consagrar as Pedras na Umbanda? Ensino no Curso de Teologia tudo o que você precisa saber sobre Umbanda, Pedras, Ervas, Firmezas etc. Clique no link e saiba mais sobre o curso:
Bom, acredito que apenas com este conhecimento, muito do que você achava que sabia mudou, certo?
Todo elemento na Umbanda Sagrada tem poder de realização se soubermos usá-lo. Como conhecer mais sobre as Pedras na Umbanda? Estude conosco! “Umbanda tem fundamento, é preciso preparar!”
Médium de família umbandista, estudioso da Umbanda Sagrada, mago dirigente do Colégio de Magia SOL e ministrante dos cursos de Desenvolvimento Mediúnico, Magia Divina e demais cursos livres da religião de Umbanda.
Formado em Economia pela UFRJ, estudou Teologia de Umbanda Sagrada com Alexandre Cumino em 2016 e se formou Sacerdote de Umbanda Sagrada em 2019 com o dirigente e sacerdote da Casa do Pai Benedito, Cláudio Ricomini.
Iniciado em 27 graus da Magia Divina, sendo mago iniciador deste 2019 de diversos graus da Magia Divina no Rio de Janeiro.