Salve meus irmãos! Depois de um tempo sem escrever venho aqui com um novo texto sobre o axé dos elementos de trabalho na umbanda. Afinal, nós e todos os nossos guias trabalham com velas, ervas, pembas, bebidas, fumo, pedras, e muitos de nós não sabem as funções destes objetos (as vezes, não é conhecido nem mesmo o motivo de usar certo elemento).
A maior parte do conhecimento sobre os elementos adquiri nos estudos da magia divina. Após, o ponta pé inicial na magia, comecei a estudar os fatores de algumas ervas, de frutas, de pedras, de símbolos etc.
Falando em fatores, este é exatamente o início de tudo!
Saber sobre o axé dos elementos de trabalho na umbanda é entender a composição fatoral dos elementos. Aí vem a pergunta: Bruno, o que é isso? Fator? Composição fatoral?
Antes de explicar sugiro assistir estas duas lives que fiz. Uma sobre fatores divinos e outra sobre frutas na umbanda: https://www.youtube.com/watch?v=68__9wHgXeo&t=335s e https://www.youtube.com/watch?v=PuYdOG3APns&t=11s .
Fatores Divinos são as menores partículas de Deus, energias primordiais, energias indivisíveis. São as energias mais sutis da Criação. As energias que estão no primeiro plano da vida. Vamos dizer, a grosso modo, que são as energias que acabaram de sair do íntimo do Criador.
Então, tudo e todos exteriorizados por Deus são compostos destas energias. Nós, uma planta, uma pedra, os animais, tudo mesmo!
Pronto, com esse conceito você já sabe que cada elemento tem o seu axé. Cada elemento tem os seus fatores. Cada elemento é composto de muitas energias fatorais que se amalgamaram, se aglunitaram, para chegar na energia elemental complexa que forma tudo o que vemos neste plano da vida.
Vejamos alguns exemplos:
Quartzo Rosa: Fator Conceptivo, agregador, acalmador, tranqulizador, sensibilizador, etc.
Quartzo Verde: Fator Expansor, direcionador, curador, racionalizador, indicador, revitalizador, prosperador, etc.
Tabaco: Fator limpador, dissolvedor, cicatrizador, curador, protetor, equilibrador etc.
Anis Estrelado: Fator Iluminador, Equilibrador, Aclarador, Fortalecedor, Desenvolvedor, Gerador, Criativista, etc.
Vela Vermelha: Estimulador, Energizador, Equilibrador, Purificador, etc.
Vela Preta: Recolhedor, Absorvedor, Esvaziador, Anulador, Dragador, Protetor, etc.
Cada elemento que você possa imaginar é composto por determinadas energias que chamamos de fatores divinos. Cada fator que compõe um elemento faz uma função determinada.
Aproveito para sugerir a leitura da nossa matéria sobre ervas. Falamos sobre a composição fatoral das ervas e a classificação que usamos a partir das funções de cada uma: https://www.teussp.com.br/classificacao-das-ervas-na-umbanda-sagrada/ .
Descobrir qual é o Axé dos Elementos de Trabalho na Umbanda passa por um olhar apurado sobre a composição de fatores que aquele elemento tem. Vamos ver as rosas, por exemplo:
Rosa é rosa certo? Tanto faz a cor, certo?
Errado!
Rosa Vermelha: Fator Estimulador, Embelezador, Sensualizador;
Rosa Amarela: Fator Energizador, Movimentador, Direcionador;
Rosa da cor Rosa: Harmonizador, Conceptivo, Vivificador;
Rosa Branca: Pacificador, Acalmador, Tranquilizador…
Cada rosa tem uma composição de fatores diferentes e cumprem funções diferentes, entenderam?
Cerveja preta tem mais axé ígneo, equilibrador, por isso para Xangô. Já a Cerveja clara tem axé da lei, como: Purificador, Fermentador, Direcionador, Cortador, Diluidor, Higienizador, Protetor (sim, cria um plasma energético protetor com a parte do “colarinho”) etc.
Entenderam essa questão do axé dos elementos?
Espero que sim!
Acompanhem nossas postagens e vejam nossos cursos no link: https://www.teussp.com.br/cursos/
Axé!