Umbanda Sagrada

Nomes de Guias na Umbanda

Salve meus irmãos! Hoje falaremos sobre os nomes dos guias na Umbanda.

Os nomes simbólicos dos guias espirituais são a chave de acesso aos mistérios que eles representam. Cada nome representa um poder divino, um mistério de Deus que está inserido em uma das sete vibrações.

Não conhecem as sete vibrações divinas ou as sete linhas da Umbanda? Cliquem no link e vejam nossa matéria sobre o assunto: https://www.teussp.com.br/quais-sao-as-7-linhas-da-umbanda/

A estrutura espiritual de Umbanda é esquematizada da seguinte forma:

Degraus – Tronos (divindades) que são em si um mistério de Deus. A partir deles flui uma qualidade divina única que atua na vida dos seres de forma específica, com suas próprias características.

Graus – Tronos menores que compõe a hierarquia da divindade ou Trono Maior. São subníveis vibratórios do ponto central ou ápice de uma hierarquia.

Cada Degrau tem um nome simbólico, por exemplo: Trono das 7 Espadas.

Quem está assentado no Trono das 7 Espadas?

Ogum! Claro, não há dúvidas!

Porém, o Trono das 7 Espadas possui Tronos Menores ou Graus que são auxiliares a este Ogum que podemos chamar de Ogum 7 Espadas.

Existem seres naturais, espirituais e divinos à direita e à esquerda deste Trono Maior. Todos eles manifestando o poder e mistério 7 Espadas num determinado campo ou subnível vibratório.

Temos Oguns 7 Espadas, temos Caboclos 7 Espadas, temos Exus 7 Espadas e assim por diante. Caboclos, por exemplo, estão assentados à direita do Ogum 7 Espadas e Exus, por exemplo, estão assentados à esquerda deste mesmo Ogum. Caboclos 7 Espadas manifestam mistérios positivos (universais) de Ogum 7 Espadas e os Exus 7 Espadas Manifestam mistérios negativos (cósmicos) deste amado Pai da Lei Maior.

O Caboclo 7 Espadas, hierarca humano deste mistério, possui em sua hierarquia milhares de Caboclos 7 Espadas, muitos desses incorporam em médiuns de Umbanda e realizam atendimentos espirituais.

O Exu 7 Espadas, hierarca humano à esquerda do mistério 7 Espadas, possui milhares de Exus 7 Espadas em sua longa e extensa hierarquia. Muitos desses exus incorporam em seus médiuns e realizam atendimentos espirituais.

Isso tudo a nível espiritual, pois ainda temos todo um lado divino e natural da hierarquia do Mistério 7 Espadas. Oguns, divindades 7 Espadas; Oguns Naturais 7 Espadas, sem contar os entrecruzamentos: Iansã 7 Espadas, Xangô 7 Espadas, Iemanjá 7 Espadas etc…

Na nossa realidade, o que importa é o lado espiritual, e aí que está o fundamento dos nomes simbólicos. Se cada nome remete à uma hierarquia, à uma divindade, a um mistério, então o nome dos guias explica o seu campo de atuação, suas qualidades, atributos e atribuições.

Ficamos por semanas revelando a natureza e fundamento dos nomes simbólicos dos Exus, então para que entendam melhor o mistério por trás destes nomes vamos transcrever algumas passagens:

Exu do Ouro é um mistério assentado à esquerda da senhora Oxum do Ouro.

Sua função é vitalizar nas pessoas o axé prosperador dessa mãe e desvitalizar a ganância, o egocentrismo, a avareza e a ambição desenfreada.

Exu do Ouro nos ajuda a potencializar e fortalecer a prosperidade que já temos! Se não temos em nós, Exu do Ouro atuará no pólo negativo dele: Desvitalizando o que atrapalha o fluxo, o que impede de sermos prósperos.

Exu do Ouro dilui a ganância, a mentira, a avareza, a desonestidade… Aliás, este Exu não se relaciona com pessoas desonestas! Se querem a presença de Exu do Ouro em suas vidas mudem hábitos e atitudes que sejam incondizentes com a vibração do amor.

————————————————————

Exu da Meia-Noite é um Exu de Omolu, pois atua no fechamento dos ciclos da vida. Sua função é vitalizar e executar esta ação para o Divino Pai Omolu: Encerrar um ciclo para que outro possa se iniciar e nascer.

Exu da Meia-Noite costuma ter como ponto de forças o campo santo (cemitério), mas não se restringe apenas a este local. Pode atuar em todos os campos, como por exemplo auxiliando uma pessoa a encerrar o período de ignorância e direcionar esta mesma pessoa ao campo do conhecimento.

Exu da Meia-Noite é um resgatador de almas que estão encerrando um determinado período de suas evoluções. Recolhe quiumbas, que hoje são espíritos foras da lei, mas no futuro podem ser grandes servidores da Justiça, da Lei e da Vida.

O ponto da meia noite é isso, o fim do dia e o início de outro.
Seu nome simbólico diz:” Sirvo ao senhor da morte para que possa ofertar vidas à senhora da coroa estrelada!”.

————————————————————

Exu do Lodo é um Exu de Nanã Buruquê. Atua nos lamaçais e lodos do astral vitalizando a decantação dos negativismos dos seres negativados e desequilibrados.


Sabem o que é verdadeiramente um lodo? Sim, o lodo é simbólico, pois este lodo que vocês imaginam é um estado de decantação dos negativismos. Imaginem um copo de água com terra, mexa bem o copo. Vocês verão os seres com seus sentimentos positivos e negativos misturados no íntimo deles. Porém, quando o processo decantador atua nas pessoas, o negativismo vai sendo separado, indo para o fundo do copo. Em algum momento o negativismo estará no fundo, separado, desconectado do lado positivo.

Exu do Lodo atua na vida dos seres fazendo este processo de decantação, levando o negativismo que atrapalha a evolução dos seres para o seu domínio. Lá está o lodo, pois esse “lodo” nada mais é do que um amálgama de tudo o que atrasa a evolução, o crescimento e a conscientização dos seres. Muitos precisam ser decantados nos domínios de Exu do Lodo, precisam estar presos ao lodo, presos à lama formada pelos seus vícios morais. Lá no lodo, os seres recebem todo o tempo do mundo que precisam para decantarem seus negativismos e transmutarem suas consciências.

————————————————————

Tiriri significa “homem de fibra e coragem” e também “aquele que fala a verdade”.

Vejam que honra e caráter reto são particularidades de Tiriri. Deste fundamento podemos inferir que Exu Tiriri é um grande guardião de Ogum.

Exu Tiriri é a presença da Lei Maior no Caos da dimensão humana e especificamente nas esferas negativas. Um guardião combatente que impõe a Lei aos seres negativados e desequilibrados.

Ativar processos mágicos negativos invocando a força de Exu Tiriri é o mesmo que pedir à Lei Maior para prejudicar alguém ou cometer alguma injustiça.

Este guardião tem como função vitalizar a caminhada reta das pessoas, fortalecendo o caráter, a honra, os bons hábitos, o respeito, a lealdade e o companheirismo.

————————————————————

Espero que com estes exemplos vocês tenham compreendido o que é um nome simbólico. No curso de Exu na Umbanda eu falo um pouco sobre eles também. Conheçam nossa plataforma TEUSSP EAD e estudem conosco!

https://teussp.eadbox.com/courses/exu-na-umbanda

Axé

Bruno Amorim

Médium de família umbandista, estudioso da Umbanda Sagrada, mago dirigente do Colégio de Magia SOL e ministrante dos cursos de Desenvolvimento Mediúnico, Magia Divina e demais cursos livres da religião de Umbanda. Formado em Economia pela UFRJ, estudou Teologia de Umbanda Sagrada com Alexandre Cumino em 2016 e se formou Sacerdote de Umbanda Sagrada em 2019 com o dirigente e sacerdote da Casa do Pai Benedito, Cláudio Ricomini. Iniciado em 27 graus da Magia Divina, sendo mago iniciador deste 2019 de diversos graus da Magia Divina no Rio de Janeiro.

Recent Posts

Por que Exu Mirim sabe de tudo antes de qualquer guia?

Salve Salve meus irmãos! Estou a muito tempo sem escrever né!? Hoje decidi parar um…

4 dias ago

Umbanda e a Mulher

Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto…

7 meses ago

Reiki

Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos…

8 meses ago

Por que você se deixa pra depois???

Hoje em dia vivemos em um mundo muito agitado, onde ninguém tem tempo pra nada…

11 meses ago

Ciganos na Umbanda

Salve meus irmãos! Vamos falar sobre os Ciganos na Umbanda hoje? Esta linha de trabalho…

12 meses ago

Ervas dos Orixás

As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das…

1 ano ago