Com uma potente e importante ação o fumo de preto velho executa várias funções, atuando como uma espécie de defumação individual (para o consulente) e para o ambiente. Os Pretos Velhos não utilizam somente o cachimbo, mas também o cigarro de palha e até charuto (sendo o cachimbo o mais utilizado por esta linha de trabalho).
O cachimbo, por exemplo, pode ser encontrado em diferentes tipos:
– Madeira (o mais comum de se encontrar);
– Barro, que traz o elemento telúrico, e os Pretos Velhos trabalham bastante com essa energia telúrica, concentradora, transmutadora, curadora etc;
– Angico: O Angico é um vegetal de Xangô e Ogum que tem como principal função conter e proteger. Ajuda na concentração e proteção da energia vegetal, eólica e ígnea ali presente naquele fumo. É como se fosse um caldeirão.
Mesmo existindo vários tipos de cachimbo, o que importa de verdade é o que vai dentro dele, essa é a função que temos que dar uma maior importância. Comumente médiuns de umbanda compram seus cigarros de palha e seus fumos para cachimbo já prontos. Entretanto, por trás dessa “praticidade” existem componentes desconhecidos, pois a composição desse fumo não é fidedigna, alguns trazem até pedaços de pedras, galhos, insetos etc. (nada aproveitado para o trabalho de um Preto Velho).
Por isso o ideal é que o Fumo de Preto Velho seja preparado por nós. Dessa forma, existe um envolvimento energético muito maior e mais eficaz. Na hora da ativação por exemplo, existe uma forte conexão com as ervas, com a energia do Preto Velho, as energias do próprio médium que se dedica aquele momento. Acontece todo um complexo de ações energéticas que se estendem até o consulente. A energia é completamente diferente! Sem contar que podemos escolher as melhores ervas para o trabalho com o fumo.
Para o preparo de um fumo sagrado o médium precisa de requisitos básicos: Conhecer de ervas, conhecer de fatores, conhecer sobre ativações e os trabalhos desempenhados por um Preto Velho; ou seja, saber o que está fazendo.
Neste momento sugiro um estudo mais aprofundado sobre a linha de pretos velhos. Temos um excelente curso ead onde você compreenderá o mistério ancião e seus manifestadores:
O médium pode e deve preparar o fumo do seu Preto Velho ou da sua Preta Velha. As ervas devem ser secas e o ideal é que sigam algumas orientações básicas, como a escolha das ervas.
Não é necessário que o fumo de preto velho seja feito com muitas ervas, até porque, sabemos que cada erva já tem inúmeros fatores e funcionalidades. Obedecendo uma escolha de no máximo 3 ervas o fumo já se torna poderoso e eficaz.
– Ipê Roxo = Estabilizadora, Curadora, Reestrutura os campos e corpos e Remodela a consciência;
– Sete Sangrias = Curadora, Cicatrizadora, Transmutadora;
– Barba de Velho = Trabalha na consciência, esclarecendo, dando estabilidade ao ser;
– Catinga de Mulata = Regenera e Reconstitui campos e corpos;
– Folha da Beterraba = Curadora, Envolve o corpo e vai reconstruindo, Ótima erva para cicatrizar o espírito doente;
– Pinhão Roxo = Anuladora de Magias Negativas, Recolhedora e Curadora;
– Manjericão = Possui muitos fatores, erva “sétupla”, serve para todos os orixás;
– Hortelã = Também possui muitos fatores, Dá ânimo e estimulo;
– Peregun Roxo = Difícil para secar mas é uma excelente erva para Preto Velho, limpeza mais profunda, anula magia negativa, corta demanda;
– Alfavaca = cura e corta negatividades leves;
– Bardana = Limpeza com energias da Mãe Nanã e Mãe Oxum, Exu adora esta erva;
– Cana do Brejo = Decantação de negativismos e Corte de Vícios;
– Levante = Levantar, dar ânimo, erva de Pai Ogum.
– Alfazema
– Camomila
– Málvia cheirosa
– Colônia
– Erva doce
– Cravo, etc.)
Se você quer saber mais sobre ervas, faça nosso curso completo online sobre o reino vegetal. Você aprenderá sobre fumo, banho, defumação, bate folha, amaci, benzimento, magia natural e muito mais!
Vimos anteriormente que as ervas para o fumo dos Pretos Velhos deve ser seca. Porém, o médium pode comprar as ervas frescas e secá-las. Basta picotar as ervas frescas, colocar dentro de um saco de papel e pendurar em ambiente aberto e arejado (como um varal de roupa), porém não diretamente no sol, para não ser uma secagem agressiva.
Caso o Preto Velho não fume cachimbo pode fazer o fumo também montando um cigarro de palha. Usando a palha e enrolando-a com uma fileira das ervas trituradas no meio, enrolando e selando o cigarro.
Fumo sagrado feito da forma mais sagrada que existe: Com as próprias mãos e com amor!
Axé!
Salve Salve meus irmãos! Estou a muito tempo sem escrever né!? Hoje decidi parar um…
Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto…
Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos…
Hoje em dia vivemos em um mundo muito agitado, onde ninguém tem tempo pra nada…
Salve meus irmãos! Vamos falar sobre os Ciganos na Umbanda hoje? Esta linha de trabalho…
As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das…