A importância do Fumo de Preto Velho
Com uma potente e importante ação o fumo de preto velho executa várias funções, atuando como uma espécie de defumação individual (para o consulente) e para o ambiente. Os Pretos Velhos não utilizam somente o cachimbo, mas também o cigarro de palha e até charuto (sendo o cachimbo o mais utilizado por esta linha de trabalho).
CACHIMBOS PARA FUMO DE PRETO VELHO
O cachimbo, por exemplo, pode ser encontrado em diferentes tipos:
– Madeira (o mais comum de se encontrar);
– Barro, que traz o elemento telúrico, e os Pretos Velhos trabalham bastante com essa energia telúrica, concentradora, transmutadora, curadora etc;
– Angico: O Angico é um vegetal de Xangô e Ogum que tem como principal função conter e proteger. Ajuda na concentração e proteção da energia vegetal, eólica e ígnea ali presente naquele fumo. É como se fosse um caldeirão.
Mesmo existindo vários tipos de cachimbo, o que importa de verdade é o que vai dentro dele, essa é a função que temos que dar uma maior importância. Comumente médiuns de umbanda compram seus cigarros de palha e seus fumos para cachimbo já prontos. Entretanto, por trás dessa “praticidade” existem componentes desconhecidos, pois a composição desse fumo não é fidedigna, alguns trazem até pedaços de pedras, galhos, insetos etc. (nada aproveitado para o trabalho de um Preto Velho).
PREPARE VOCÊ MESMO O FUMO DO SEU PRETO VELHO
Por isso o ideal é que o Fumo de Preto Velho seja preparado por nós. Dessa forma, existe um envolvimento energético muito maior e mais eficaz. Na hora da ativação por exemplo, existe uma forte conexão com as ervas, com a energia do Preto Velho, as energias do próprio médium que se dedica aquele momento. Acontece todo um complexo de ações energéticas que se estendem até o consulente. A energia é completamente diferente! Sem contar que podemos escolher as melhores ervas para o trabalho com o fumo.
Para o preparo de um fumo sagrado o médium precisa de requisitos básicos: Conhecer de ervas, conhecer de fatores, conhecer sobre ativações e os trabalhos desempenhados por um Preto Velho; ou seja, saber o que está fazendo.
Neste momento sugiro um estudo mais aprofundado sobre a linha de pretos velhos. Temos um excelente curso ead onde você compreenderá o mistério ancião e seus manifestadores:
O médium pode e deve preparar o fumo do seu Preto Velho ou da sua Preta Velha. As ervas devem ser secas e o ideal é que sigam algumas orientações básicas, como a escolha das ervas.
Não é necessário que o fumo de preto velho seja feito com muitas ervas, até porque, sabemos que cada erva já tem inúmeros fatores e funcionalidades. Obedecendo uma escolha de no máximo 3 ervas o fumo já se torna poderoso e eficaz.
A melhor forma de montar um fumo sagrado é seguindo esta composição:
- 1 erva comburente: escolher preferencialmente a sálvia, tanto por sua capacidade comburente (capacidade de queima) quanto pelos fatores que traz;
- 1 erva funcional, ou seja, a que vai trazer a principal função/realização daquele fumo. Algumas ervas funcionais para fumo de Preto Velho são:
– Ipê Roxo = Estabilizadora, Curadora, Reestrutura os campos e corpos e Remodela a consciência;
– Sete Sangrias = Curadora, Cicatrizadora, Transmutadora;
– Barba de Velho = Trabalha na consciência, esclarecendo, dando estabilidade ao ser;
– Catinga de Mulata = Regenera e Reconstitui campos e corpos;
– Folha da Beterraba = Curadora, Envolve o corpo e vai reconstruindo, Ótima erva para cicatrizar o espírito doente;
– Pinhão Roxo = Anuladora de Magias Negativas, Recolhedora e Curadora;
– Manjericão = Possui muitos fatores, erva “sétupla”, serve para todos os orixás;
– Hortelã = Também possui muitos fatores, Dá ânimo e estimulo;
– Peregun Roxo = Difícil para secar mas é uma excelente erva para Preto Velho, limpeza mais profunda, anula magia negativa, corta demanda;
– Alfavaca = cura e corta negatividades leves;
– Bardana = Limpeza com energias da Mãe Nanã e Mãe Oxum, Exu adora esta erva;
– Cana do Brejo = Decantação de negativismos e Corte de Vícios;
– Levante = Levantar, dar ânimo, erva de Pai Ogum.
USE ERVAS AROMÁTICAS
- 1 erva aromática (que vai trazer cheiro, gosto para o fumo), como por exemplo:
– Alfazema
– Camomila
– Málvia cheirosa
– Colônia
– Erva doce
– Cravo, etc.)
Se você quer saber mais sobre ervas, faça nosso curso completo online sobre o reino vegetal. Você aprenderá sobre fumo, banho, defumação, bate folha, amaci, benzimento, magia natural e muito mais!
Vimos anteriormente que as ervas para o fumo dos Pretos Velhos deve ser seca. Porém, o médium pode comprar as ervas frescas e secá-las. Basta picotar as ervas frescas, colocar dentro de um saco de papel e pendurar em ambiente aberto e arejado (como um varal de roupa), porém não diretamente no sol, para não ser uma secagem agressiva.
Caso o Preto Velho não fume cachimbo pode fazer o fumo também montando um cigarro de palha. Usando a palha e enrolando-a com uma fileira das ervas trituradas no meio, enrolando e selando o cigarro.
Fumo sagrado feito da forma mais sagrada que existe: Com as próprias mãos e com amor!
Axé!