Salve meus irmãos de fé! Hoje falaremos sobre a importância e fundamento dos elementos ritualísticos para defesa espiritual na Umbanda Sagrada, como por exemplo: Pedras, Ervas, Bebidas, Fumo, Colares Guias etc.
Uma coisa importante que todos devem saber: Nós seres humanos encarnados estamos numa frequência vibratória e os irmãos espirituais (guias) estão em outra. Há uma lei no Universo que diz: Cada um pertence a um local de acordo com a sua frequência vibratória e magnetismo mental. O espírito desencarnado não se materializa e age como um encarnado, assim como um encarnado não sai do corpo a torto e a direito e começa a viver uma vida de espírito desencarnado.
Cada um no seu local conforme sua situação evolutiva, certo?
Porém, nós umbandistas temos um ponto chave: Recebemos pedidos de ajuda constantemente e muitas vezes o solicitante está magiado ou sofrendo sérias perseguições espirituais. Desta forma, estamos em choque constante com seres negativados e desequilibrados!
Umbandistas: Vocês não são invencíveis e nem seus guias! Todos temos limites e precisamos nos cuidar. Como sempre digo “Temos que subir nossas defesas constantemente, pois o mundo não é um mar de rosas perfumadas!”.
Os seres desequilibrados não respeitam lei, ordem ou qualquer conceito de fraternidade. Interferem no livre arbítrio alheio sem dó nem piedade!
Nós umbandistas fazemos firmezas para Exu, Pombagira, Exu Mirim e Pombagira Mirim para dar meios de atuação a estes guias em nossas vidas. Um médium sem firmar estas forças é um soldado sem escudo ou armadura, sem capacete, enfim, sem um bloqueio aos ataques.
Seus guiam te protegem? Certo que sim! Mas a constância no atendimento público requer essas defesas levantadas, requer seus guias de proteção ativados e bem firmados.
Um exu se enfraquece, sabiam disso? uma pombagira se enfraquece, sabia disso? Ou você acha que existem super homens e mulheres maravilhas no astral?
Um consulente que chega magiado com uma atuação pesada por trás, muitas vezes precisa de uma ação mágico-religiosa complexa. Vocês acham mesmo que um passe energético cortaria esta magia?
Bom, sem criar polêmica, vamos aos meios de defesa e também aos elementos que os guias da esquerda precisam para realizarem um bom trabalho e evitarem que seus médiuns sofram desgastes energéticos desnecessários.
Para começar, todo médium antes de entrar na corrente mediúnica para atender pessoas com seus guias deve firmar seus guias de trabalho na natureza. Todos os médiuns, antes de realizar consultas com seus guias, devem ir ao campo de forças na natureza do seu guia e firmá-lo lá a partir de uma oferenda ritual.
Um exu do cemitério é firmado, preferencialmente, no cemitério. Um exu das matas é firmado, preferencialmente nas matas. Um exu das pedreiras é firmado, preferencialmente, nas pedreiras.
Vamos ver o que Pai Rubens Saraceni diz sobre as Oferendas de Firmezas de Forças na Natureza no seu livro “Rituais Umbandistas – Oferendas, Firmezas e Assentamentos:
“Esses espíritos hierarquizados estão assentados à direita e à
esquerda dos Sagrados Orixás e, quando seu médium recebe a
ordem de trabalhar nas sessões de atendimento ao público, é preciso
que vá até a natureza no campo vibratório do Orixá ao qual seu guia
espiritual está ligado e lhe faça ali uma oferenda ritual. Este ato abre-
lhe a possibilidade de recorrer à própria hierarquia e às forças da
natureza, tanto para auxiliarem seu médium como para socorrerem
as pessoas que atender.”
Entenderam? Quando o médium vai até o campo de forças do guia espiritual e ali ativa uma oferenda firmadora de forças, o Orixá daquele campo recebe você e seu guia, além de criar um sub nível vibratório dentro do seu domínio para que o guia espiritual possa trabalhar com seus mistérios.
Seguindo…
Além de realizar a oferenda firmadora de forças, o médium precisa recolher dessa oferenda os elementos que foram consagrados e levar para a sua casa. Num local reservado deve firmar seu guia e ativar a cada 7 dias esta firmeza.
No caso de exu sugerimos: Uma pedra preta, um copo de cachaça, um charuto, uma vela preta (7 dias), um “tridente” reto e outro curvo, além dos itens que o próprio exu solicitar.
No caso de pombagira sugerimos: Uma pedra vermelha ou preta, uma taça de sidra, uma cigarrilha ou cigarro, uma vela vermelha (7 dias), um “tridente” curvo e outro reto, além dos itens que a própria pombagira solicitar.
Desta forma, sua casa, você e seus familiares terão uma proteção para que não sofram desgastes ou desequilíbrios energéticos desnecessários.
Elementos de Defesa que devem ter à disposição do seu exu e da sua pombagira:
Pedras: Turmalina Negra, Ágata Negra, Ônix, Granada, Hematita, Ágata Negra, Mica Roxa e Quartzo Vermelho.
Ervas: Pinhão Roxo, Mamona, Casca de Alho, Casca de Cebola, Picão Preto, Dandá da Costa, Artemísia, Folha de Amora, Hibisco e Rosas Vermelhas.
As ervas acima devem estar secas e condicionadas dentro de potes para que o guia ou o médium possa utilizar quando tiver necessidade.
Quando estiverem se sentindo carregados podem escolher 3 ervas mencionadas acima e consagrarem aos guias da esquerda de vocês pedindo purificação, limpeza, reequilíbrio e proteção. Tomem um banho com estas ervas e sintam o axé dos seus guias!
Uma vez ou outra na semana acendam o fumo do guia da esquerda de vocês e baforem nos cômodos da casa a fumaça pedindo limpeza, energia, vitalidade, estímulo, proteção e encaminhamento de espíritos negativados.
O fumo tem o axé curador, limpador e encaminhador bem forte, não é à toa que os guias o utilizam, certo?
Para finalizar esta matéria sugerimos colares guias de proteção para o dia a dia do médium. Prefiram sempre o uso de colares guias com elementos naturais!
Curtiram esta matéria? curtam, compartilhem e comentem abaixo. Não deixem de nos seguir nas redes sociais!
Axé!
View Comments