Finados na Umbanda

Compartilhe esta Matéria

Salve meus irmãos de fé! Olha que assunto bacana eu trago hoje para vocês: Finados na Umbanda. Qual a visão da Umbanda sobre essa data e como o umbandista se relaciona com os desencarnados queridos que em vida nos acompanharam, nos auxiliaram ou tiveram um contato grande conosco?

Bom, em toda religião há rituais e formas de nos conectarmos aos familiares desencarnados, espíritos amigos e irmãos de caminhada que já passaram pela carne. No catolicismo o dia de finados é a grande homenagem aos desencarnados, principalmente familiares e amigos. Dia de acender vela no cruzeiro, participar de missas e homenageá-los por todo carinho em vida. E na Umbanda?

O dia de Finados não é um dia criado pelo umbandista ou algum rito de homenagem na religião, não é um fundamento de Umbanda, no entanto, muitos dirigentes aproveitam esta data cristã para realizar giras com regência de Omolu e Obaluayê, assim como fazer giras de pretos-velhos ou baianos.

Mais uma vez indico uma boa leitura sobre o Pai Obaluayê no nosso site: https://www.teussp.com.br/pai-obaluaye/ e para quem tem medo de cemitério, indico mais outra para esclarecimento: https://www.teussp.com.br/cemiterio-na-umbanda/

Mas o umbandista não tem seus ritos de homenagem e pedidos de ajuda ou agradecimentos aos desencarnados familiares? Sim! Temos o nosso culto às Almas.

Se no Candomblé existe o culto de Egungun, onde se relaciona com os desencarnados, na Umbanda temos cultos ou giras que podem ser de direita ou esquerda. Na direita duas linhas trabalham muito com desencarnados: Baianos e Pretos Velhos. Na esquerda: Exus e Pombagiras do Cruzeiro ou das Almas.

Nestas giras há encaminhamentos, cura e fortalecimento de desencarnados. Muito importante para o fortalecimento no nosso tronco genealógico espiritual, nossa família espiritual, nossa ancestralidade.

Você sabia que pode enviar energias de cura, esclarecimento, bençãos e agradecimentos aos desencarnados familiares? Vou te mostrar um ritual simples e seguro:

Vá até um cruzeiro das almas, pode ser da igreja, do cemitério ou do seu templo umbandista e acenda uma vela branca palito, colocando ao lado um pedaço de pão e um copo de água. Agradeça por tudo o que passaram em vida, que possam continuar nos ajudando do lado de “lá” e que Pai Obaluayê os oriente, guie e direcionem.

Não são apenas guias espirituais que querem o nosso bem e nos amam. Espíritos familiares também nos ajudam muito, mas como esse é um assunto tabu na Umbanda, prefiro ficar por aqui e posteriormente realizar uma live sobre o culto à ancestralidade.

Esse ritual que ensinei é para ser feito nesses locais, caso seja permitido, e não deve ser feito em casa. Não porque é proibido, mas porque dificilmente um médium tem em sua casa um Cruzeiro das Almas bem fundamentado.

Querem saber mais sobre pretos velhos e suas atuações junto aos desencarnados? Clica aqui e se inscreva no nosso curso EAD: https://teusspead.com/courses/pretos-velhos-na-umbanda/

Outra novidade sobre o assunto é o curso: Trabalhos com Pai Obaluayê. Curso presencial e iniciático que transmite a chave de encaminhamento através do Portal de Luz do Pai Obaluayê de espíritos sofredores, eguns e quiumbas. Nos envie uma mensagem no whatsapp clicando aqui: https://wa.me/message/EGLJJTRRD4R3P1

Axé!

Receba nossas matérias

Todas as terças-feiras uma nova postagem

Veja nossas últimas matérias

Umbanda

Umbanda e a Mulher

Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto do dia internacional da mulher e não há melhor assunto

Read More »
Terapias Holísticas

Reiki

Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos que trabalha a energia das pessoas? Não? Então, vamos aprender

Read More »

Atendimentos Gratuitos

Giras Públicas: Todas as Quartas-feiras às 20 h

Distribuição de senhas a partir das 18 h

Atendimento Público de Magia Divina: Última Quarta-Feira do Mês às 20 hrs

Início da entrega das senhas de atendimento: 18 hrs

Às 20 hrs iniciamos uma palestra sobre Magia Divina e logo depois as pessoas começam a ser chamadas pela ordem de chegada conforme suas senhas

ATENÇÃO: NÃO REALIZAMOS ATENDIMENTOS PARTICULARES. TODOS OS ATENDIMENTOS SÃO NOS DIAS MENCIONADOS ACIMA.

Cursos

Desenvolvimento Mediúnico de Umbanda Sagrada

Magia Divina

Ervas na Umbanda Sagrada

Curimba

Trabalhos com Pai Obaluayê