Salve meus irmãos! Vamos debater sobre um tema necessário e atual na nossa religião? É certo ou errado existir um Curso de Sacerdócio de Umbanda?
Bom, primeiro precisamos falar sobre o cenário atual da nossa religião, onde não se fala os fundamentos da Umbanda.
Hoje muitos médiuns sabem que possuem a missão sacerdotal!
Ou seus guias falam, ou é alguma herança familiar, ou se sente no íntimo, ou simplesmente o guia do seu sacerdote diz: Meu filho, você um dia terá uma casa! Ou “Meu filho, você tem caminho de liderança nesta casa”.
A questão é que ao saber disso fica a pergunta: “O que fazer agora?”, Como me preparar???
Muitos ao saberem disso começam a querer saber mais sobre os fundamentos mais profundos e complexos da religião com seus dirigentes. A maioria não recebe o apoio necessário que deveria ser padrão na nossa religião!
O dirigente centralizador começa a boicotar o médium com missão sacerdotal. Não prepara, não passa informação, não estimula, simplesmente não faz nada! Vai deixando de lado!
Nesse momento aposto que muitos estão rememorando ou até vivendo isso. O controle do sacerdote, não deixando o médium crescer e assumir sua missão sacerdotal, é enorme na Umbanda.
O médium acaba saindo do seu terreiro brigado com o sacerdote e vai à procura de quem poderá ajudá-lo.
Muitas vezes essa procura não dá em nada e o médium abre uma casa sem apoio material, sem conhecimento suficiente, mas com muito amor e fé.
Várias casas de Umbanda nasceram assim e até hoje em dia isso acontece. Uma cisão, uma separação, é necessária para uma nova casa de fé abrir as portas. Tudo porque os sacerdotes não estimulam a formação sacerdotal.
Não precisam abrir um Curso de Sacerdócio de Umbanda, mas que pelo menos preparem os médiuns mais experientes para esta função sacerdotal.
Existem dois caminhos na Umbanda Sagrada para ser sacerdote:
– Formação Sacerdotal horizontal
Ou
– Curso de Sacerdócio de Umbanda
O primeiro é o preparo gradual, contínuo, no dia a dia com o seu sacerdote. Normalmente leva muitos anos e na maioria das vezes as brigas acontecem pelo convívio negativo e o ego de ambos. Afinal, a vaidade do que passa em querer mandar e ultrapassar os limites do outro e a vaidade de quem aprende, não respeitando o tempo de preparo necessário.
O segundo é organizado, sistematizado, iniciático, feito com um sacerdote de sua escolha, de sua afinidade.
O Curso de Sacerdócio de Umbanda não dá o grau de sacerdote
Não fala que a pessoa pode ou não abrir um terreiro, mas sim, prepara com conhecimento e práticas o médium para exercer seu papel de liderança. Grau este dado pela sua espiritualidade! Entretanto, no curso ratificamos, fortalecemos e preparamos o que a pessoa já tem o grau de sacerdote.
Aliás, a triste realidade atual é que muitos sacerdotes não fazem nem um e nem outro método de preparação sacerdotal. Deixa os médiuns experientes à deriva, sem direção em seus caminhos.
Resultado: Muitos vão para o Candomblé “fazer santo”, terem vivência de terreiro, conhecimento e anos depois voltam para a Umbanda trazendo práticas misturadas, miscigenadas, cruzadas.
A Umbanda hoje é tão misturada e traçada com outros cultos por isso a Preparação sacerdotal!
Vocês acham que aquele que passou 7 anos aprendendo no Candomblé tudo sobre prática de terreiro, mas que tem seu caboclo, preto velho; e seu guia fala para fazer Umbanda vai ensinar o que?
Vai praticar e ensinar para os filhos uma Umbanda com fundamentos de outras religiões… especificamente do Candomblé!
Obs: Amo os cultos de nação e o Candomblé. Mas preciso falar do que acontece na Umbanda!
Meus irmãos, graças ao Pai Ronaldo Linares e ao Pai Rubens Saraceni hoje temos um Curso de Preparação Sacerdotal na Umbanda. Hoje, em 2 anos, conseguimos transmitir conhecimentos práticos e teóricos que vão dar a base de gestão e ritualística de um terreiro.
Passei muito tempo esperando para abrir uma turma de sacerdócio e finalmente, neste ano, em Julho, formarei a primeira turma.
Um olhar individual, um cuidado com aquele médium que precisa exercer um papel de liderança, a formação de um corpo sacerdotal que irá fazer nossa religião expandir a fim de chegar a mais e mais pessoas.
Vejam um pouco do conteúdo do curso:
Neste curso o médium passará por iniciações e consagrações sacerdotais para melhor cumprir o seu propósito na religião.
Serão 14 amacis de apresentação sacerdotal
Iniciação no Orixá Exu, Orixá Pombagira e Mirins
Como montar uma tronqueira e altar de terreiro
Como realizar assentamentos dos guias e orixás
Preparação de um ambiente sagrado
Como desenvolver médiuns de umbanda
Consagrações Sétuplas
Iniciação na Magia de Pemba (Mão de Pemba)
Apresentação à direita e à esquerda de todos os Orixás
Como realizar leitura de Orixás dos filhos de fé
Gestão e Administração de terreiro
Como legalizar um templo espiritual de umbanda
Como realizar Casamento, Batismo e Funeral na Umbanda
Apresentação às Grandes Hierarquias da Umbanda: Caboclo Pena Branca, Exu Tranca Ruas, Exu Caveira, etc…
Oferendas de todos os Orixás e Linhas de Trabalho
E Muito mais!
Convido todos aqueles que precisam e desejam se aprofundar na Umbanda a caminhar comigo nesta grande jornada de evolução.
Reflitam sobre tudo o que falei e vejam a necessidade do preparo e formação sacerdotal.
Quem hoje é mãe ou pai, um dia precisou sentar e ser filho de fé!
Estude, se prepare para ser um líder religioso!
Inscrições pelo Whatsapp 21 983659833 ou Clicando neste link: https://wa.me/message/EGLJJTRRD4R3P1
Axé!