Umbanda Sagrada

Como saber meus Orixás de Cabeça?

Salve meus irmãos de fé! Hoje vamos responder uma pergunta que recebo todos os dias como sacerdote de Umbanda: Como saber meus Orixás de Cabeça?

A primeira coisa que posso falar sobre o assunto é: O que você fará com esta informação? É mera curiosidade ou você fará algo com isso?

Vejam bem, o desenvolvimento mediúnico é a melhor forma de lapidar e aprimorar a mediunidade, podendo ser através de cursos ou no próprio terreiro (caso tenha um dia em separado para estas atividades). Durante o desenvolvimento o médium já vem logo querendo saber sobre seus Orixás. Isso é um fato! Não é uma dedução…

Outras pessoas, que nem umbandistas são, também me perguntam sobre os seus Orixás. Tipo signo… Qual o meu signo? Quais são os meus Orixás de Cabeça?

Tanto médiuns em desenvolvimento, quanto pessoas não umbandistas têm essa “curiosidade”, mas quando pergunto para que querem saber ou mesmo o que vão fazer com isso ficam me olhando em silêncio.

Pois bem, vamos falar sobre o assunto e tentar clarear um pouco a mente de tantos irmãos.

Antes de saber seus Orixás é extremamente necessário conhecê-los! Pai Rubens Saraceni nos trouxe uma Teologia completa, onde podemos compreender profundamente os fundamentos dos 14 principais Orixás que se manifestam na Umbanda Sagrada e pontificam as suas 7 linhas.

Não sabe quais são as 7 linhas da Umbanda? Veja a nossa matéria sobre o assunto: https://www.teussp.com.br/quais-sao-as-7-linhas-da-umbanda/

Sugiro a leitura do livro “Orixás: Teogonia de Umbanda” de Rubens Saraceni, Editora Madras. Nesta obra vocês poderão entender melhor sobre os Orixás e já irem identificando afinidades e arquétipos dos Orixás que normalmente seus filhos assumem.

Bom, depois de saberem sobre os Orixás, é importante sentir a energia deles, ter vivência de terreiro. Isso normalmente é realizado nos cursos de desenvolvimento mediúnico ou nas correntes internas dos terreiros.

Antes da leitura de Orixás vocês já terão uma boa idéia de quais divindades possuem mais coisas em comum com vocês, energeticamente falando.

Mesmo assim, aconselho irem com o coração aberto para o ritual de leitura de Orixás. Opa, chegamos ao ponto!

Sim, na Umbanda Sagrada você precisa fazer parte de um grupo para saber seus Orixás de Cabeça! Ou estar inserido num grupo de desenvolvimento ou fazer parte da corrente mediúnica.

Normalmente é realizado uma ritualística específica para isso. Vou explicar como é:

– 3 dias antes os médiuns entram em preceito (não comem carne vermelha, tomam banhos de ervas, acendem firmezas específicas, não praticam sexo, etc);

– No dia é aberta uma gira fechada para que dentro do ritual o guia chefe da casa faça a leitura;

– Cada médium da casa é chamado individualmente e de frente para o guia chefe há um procedimento de identificação dos Orixás;

– Após um cambono ajudar na anotação dos Orixás do médium, ele agradece e retorna à sua posição na gira;

– Isso acontece com todos os médiuns, um por um;

– Depois da última leitura, o guia chefe saúda os filhos de fé e encerra o ritual.

Quando o ritual termina é comum o sacerdote passar procedimentos de firmezas para seus filhos que agora já possuem a informação dos seus Orixás de Cabeça.

Também é indicado que cada médium vá à natureza e realize uma oferenda de apresentação aos seus Orixás na seguinte ordem:

– Orixá de Frente;

– Orixá Juntó;

– Orixá Ancestre Dominante;

– Orixá Ancestre Recessivo.

Não sabe ainda o que quer dizer essas denominações descritas acima? Veja o vídeo abaixo:

Espero que este texto tenha esclarecido alguns irmãos e que também possa acalmar os ânimos, diminuir a ansiedade natural das pessoas que procuram saber seus Orixás de Cabeça.

Muito Axé e que nosso Pai Oxalá nos abençoe!

Bruno Amorim

Médium de família umbandista, estudioso da Umbanda Sagrada, mago dirigente do Colégio de Magia SOL e ministrante dos cursos de Desenvolvimento Mediúnico, Magia Divina e demais cursos livres da religião de Umbanda. Formado em Economia pela UFRJ, estudou Teologia de Umbanda Sagrada com Alexandre Cumino em 2016 e se formou Sacerdote de Umbanda Sagrada em 2019 com o dirigente e sacerdote da Casa do Pai Benedito, Cláudio Ricomini. Iniciado em 27 graus da Magia Divina, sendo mago iniciador deste 2019 de diversos graus da Magia Divina no Rio de Janeiro.

Recent Posts

Por que Exu Mirim sabe de tudo antes de qualquer guia?

Salve Salve meus irmãos! Estou a muito tempo sem escrever né!? Hoje decidi parar um…

2 semanas ago

Umbanda e a Mulher

Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto…

7 meses ago

Reiki

Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos…

9 meses ago

Por que você se deixa pra depois???

Hoje em dia vivemos em um mundo muito agitado, onde ninguém tem tempo pra nada…

11 meses ago

Ciganos na Umbanda

Salve meus irmãos! Vamos falar sobre os Ciganos na Umbanda hoje? Esta linha de trabalho…

12 meses ago

Ervas dos Orixás

As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das…

1 ano ago