Salve meus irmãos! Vamos falar sobre os Ciganos na Umbanda hoje? Esta linha de trabalho talvez seja a mais querida dos umbandistas, não é mesmo? Os devotos dos ciganos espirituais e de Santa Sara Kali vivem me cobrando um texto sobre eles.

O Povo Cigano passa a conquistar níveis na espiritualidade dando abertura para o seu grupo trabalhar como linha de Umbanda a pouco mais de 25 anos atrás. Então, é razoavelmente recente o entendimento que os ciganos são uma linha, um agrupamento de espíritos com caraterísticas próprias.

Erroneamente no começo eram confundidos com entidades espirituais que vinham na linha dos exus e pombagiras, tal confusão se dava por algumas ciganas se apresentarem como Cigana das Almas, Cigana do Cruzeiro ou nomes semelhantes a esses utilizados por exus e pombagiras. Hoje, o culto está mais difundido. 

A porta de entrada deles foi pela esquerda na Umbanda e isso ainda gera muita discussão. Quer ver?

Pombagira Cigana é cigana? Kkkkkkk

Pergunta clássica, mas que é fácil responder: Pombagira Cigana é uma guardiã à esquerda da vibração dos ciganos, logo é pombagira e também é cigana.

CIGANOS X LINHA DO ORIENTE

A linha dos Ciganos traz em sua mensagem o ímpeto pelo desapego, pela liberdade, pelo amor e pela alegria de viver. Ok Bruno, mas desapego e liberdade são características fortes da Linha do Oriente não? Sim, e nesse momento precisamos ressaltar que LINHA DE CIGANO NÃO É LINHA DO ORIENTE.

Sendo assim, essas linhas contêm espíritos diferentes, que se manifestam de maneiras e com propósitos diferentes, e surgem em momentos distintos.

Para saber mais sobre a LINHA DO ORIENTE acesse o link abaixo:

A PRÁTICA DA LIBERDADE

A Linha dos Ciganos vem para reavivar no ser a cultura de liberdade no sentido mais prático do termo, que está presente no caráter nômade de determinados povos.

Toda essa forma leve de viver a vida faz do atendimento com o Povo Cigano um bálsamo pra a alma. A liberdade ressaltada no texto se refere ao ato de se libertar de circunstâncias que já não te fazem bem, as frustrações que vão pesando e se tornando um fardo, esse axé vem para trabalhar nesses sentidos.

Se você se encontra numa situação ou num lugar em que não está feliz, você tem que se movimentar para mudar isso, porque você é livre. Você é livre para pensar, você é livre para agir. Livre arbítrio, é disso que a gente está falando, precisamos fazer o uso desse livre arbítrio, então, o Povo Cigano traz essa manifestação para dentro do terreiro.

Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. A santa protetora do povo cigano é Santa Sara Kali. Na Umbanda, atuam visando o progresso espiritual e prosperidade na vida do ser. Cheios de simpatias espirituais, os espíritos ciganos trabalham para a cura de doenças espirituais.

São muito altivos, assertivos no que falam, seguros de si, do que enxergam e acreditam. É um povo de muita fé e credibilidade. De muito domínio e poder. São envolventes pelo alto nível de carisma e amor ao próximo. Estão sempre prontos a auxiliar aqueles que o invocam e necessitam de sua ajuda. São exímios apreciadores de licores, vinhos, ouro, prata, tecidos, amantes da arte, donos de uma sensibilidade ímpar. Muitos são magos do passado que hoje se manifestam com este arquétipo cigano.

Hoje o estudo dos ciganos espirituais está bem difundido na Umbanda!

Aproveito para deixar duas sugestões:

  1. Leitura do adorável livro: Ciganos na Umbanda, de Alberto Marsicano e Lurdes de Campos Vieira, Ed. Madras (veja o livro no link da editora: https://madras.com.br/ciganos-na-umbanda)
  2. Workshop de Ciganos na Umbanda, uma vivência prática no terreiro. Matrículas: 21 983659833 (whatsapp)

Não deixe de se conectar com essa linha de trabalho que em muito contribui para a expansão da Umbanda.

Axé!

Arriba Povo Cigano!

Optcha!

Bruno Amorim

Médium de família umbandista, estudioso da Umbanda Sagrada, mago dirigente do Colégio de Magia SOL e ministrante dos cursos de Desenvolvimento Mediúnico, Magia Divina e demais cursos livres da religião de Umbanda. Formado em Economia pela UFRJ, estudou Teologia de Umbanda Sagrada com Alexandre Cumino em 2016 e se formou Sacerdote de Umbanda Sagrada em 2019 com o dirigente e sacerdote da Casa do Pai Benedito, Cláudio Ricomini. Iniciado em 27 graus da Magia Divina, sendo mago iniciador deste 2019 de diversos graus da Magia Divina no Rio de Janeiro.

Recent Posts

Por que Exu Mirim sabe de tudo antes de qualquer guia?

Salve Salve meus irmãos! Estou a muito tempo sem escrever né!? Hoje decidi parar um…

6 dias ago

Umbanda e a Mulher

Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto…

7 meses ago

Reiki

Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos…

8 meses ago

Por que você se deixa pra depois???

Hoje em dia vivemos em um mundo muito agitado, onde ninguém tem tempo pra nada…

11 meses ago

Ervas dos Orixás

As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das…

1 ano ago

Umbanda no SUS

Umbanda no SUS. Casas de Axé são reconhecidas pela ANS como equipamentos promotores de saúde…

1 ano ago