Umbanda

A Espiritualidade pode tudo?

Salve meus irmãos de fé! Hoje falaremos sobre um assunto controverso, pois envolve a nossa fé e muitos irmãos acham que a espiritualidade pode tudo. Será que pode mesmo ou devemos resolver os nossos problemas sem colocar tudo na conta dos guias?


Irmãos, todos os dias recebo mensagens de pessoas com as vidas enroladas e atribuladas pedindo ajuda na solução de seus problemas. Na grande maioria das vezes a causa do problema, SEGUNDO ESTES IRMÃOS, é a parte espiritual. Causas que os irmãos já vêm falando comigo:


– Obsessão

– Perseguição

– Magia Negativa

– Dirigente antigo fazendo trabalhos para este irmão

– Orixá “cobrando”

– Médium “pronto” que largou o trabalho mediúnico

– Ambientes negativos que a pessoa frequenta

Etc…


Todos esperam as seguintes soluções:

– Oferenda para resolver o problema

– Firmezas de guias para ajudá-los

– Magia Divina para cortar as “possíveis” magias negativas

– Passe e limpeza espiritual para afastar obsessor e perseguidor

– Assentamento para apaziguar o Orixá (???)

– Entrar na corrente mediúnica para poder fazer a “caridade”

– Colares e pulseiras para proteção

– Banhos de ervas milagrosos

Etc… 

Alguns, após ouvirem minhas recomendações e orientações, ficam chateados, pois descobrem que a origem de seus problemas estão neles, nos seus íntimos que precisam de “reforma”, “transmutação” e mudança de hábitos ruins.


Normalmente oriento a estudar a doutrina umbandista e remodelar suas formas de pensar. Isso gera uma indignação enorme, pois acreditam que o problema é de cunho espiritual externo.

Aproveite para ler nosso texto sobre a Umbanda em outro post: https://www.teussp.com.br/umbanda-a-religiao-dos-misterios/


Esses casos me deixam um pouco triste, mas ao mesmo tempo me incentivam a continuar o meu trabalho como educador, orientador e sacerdote. A tristeza vem de observar que a grande maioria se relaciona com o sagrado por uma troca. A troca de ter qualidade de vida, a troca de estar bem no trabalho, a troca de estar bem no campo dos relacionamentos, a troca de estar em equilíbrio.


Se sente dor no corpo, pede ao guia para tirar a dor. Se perde um emprego pede ao guia para arranjar outro. Se perde um “amor”, pede para abrir seus caminhos no campo dos relacionamentos, se não desenvolve a mediunidade, pede dons que nunca foram seus, enfim, pedem pedem pedem… A Espiritualidade pode tudo? 


Não pode!

Se soubessem que nenhum Orixá ou Guia interfere na vida do médium teriam mais compromisso com a sua evolução consciencial.


Saibam que a maior parte dos nossos obstáculos ou entraves são gerados internamente e posteriormente exteriorizados por nós mesmos. O papel da espiritualidade é esclarecer e indicar meios para que possamos entender nossos desequilíbrios.


Deixem de colocar tudo na conta dos guias e mudem seus hábitos ruins. Todos nós precisamos fazer isso, pois é inerente à evolução humana.


Macumba, Mandinga, Trabalhos, Amarrações, Feitiços existem, com certeza! Mas todos têm solução. A Magia Divina, por exemplo, já resolveria casos desses tipos. Porém, quando a fonte geradora negativa é interna a partir de desvios conscienciais e conceitos deturpados sobre os sete sentidos da vida, aí complica, pois a transformação precisa ser interna.


Sempre digo o seguinte: Quer ser uma pessoa melhor? Mude seus hábitos ruins. Critique menos, reclame menos, diminua sua ambição exacerbada, seja honesto, fiel, companheiro. Sorria de verdade e não finja sentimentos. Seja transparente e deixe de mentir. Assuma a responsabilidade da sua evolução!


A evolução se processa na estabilidade do tempo e somente a transformação do ser nesse decorrer do tempo pode verdadeiramente gerar uma evolução contínua.

Por fim, deixo aqui um exercício:

Mesmo que você esteja passando por muitos problemas, esteja com o seu mundo desmoronando, faça isso que vou falar.

  • Vá em 7 giras de Umbanda seguidas, serão 7 semanas, ok? Nessas giras você não vai pedir nada, não vai contar nada do que acontece com você, não vai se queixar com os guias dos seus problemas e nem solicitar ajuda.
  • Quando for nessas giras apenas solicite um passe do guia que te atender e agradeça. Se o guia perguntar se está tudo bem, diga que tudo vai ficar bem conforme o seu merecimento.
  • Saia do templo com o sentimento de gratidão por receber uma energia positiva.

Apenas isso… No final você verá que houve uma melhora considerável no seu jeito de entender a Umbanda e compreenderá que a espiritualidade não pode tudo, apenas o que é possível dentro do seu merecimento e necessidade.

Muito axé, meus irmãos!

Que Oxalá nos abençoe!

Bruno Amorim

Médium de família umbandista, estudioso da Umbanda Sagrada, mago dirigente do Colégio de Magia SOL e ministrante dos cursos de Desenvolvimento Mediúnico, Magia Divina e demais cursos livres da religião de Umbanda. Formado em Economia pela UFRJ, estudou Teologia de Umbanda Sagrada com Alexandre Cumino em 2016 e se formou Sacerdote de Umbanda Sagrada em 2019 com o dirigente e sacerdote da Casa do Pai Benedito, Cláudio Ricomini. Iniciado em 27 graus da Magia Divina, sendo mago iniciador deste 2019 de diversos graus da Magia Divina no Rio de Janeiro.

Recent Posts

Por que Exu Mirim sabe de tudo antes de qualquer guia?

Salve Salve meus irmãos! Estou a muito tempo sem escrever né!? Hoje decidi parar um…

2 semanas ago

Umbanda e a Mulher

Salve meus irmãos! Hoje vamos bater um papo sobre feminilidade no terreiro? Estamos chegando perto…

7 meses ago

Reiki

Salve meus irmãos de fé! Vocês conhecem o reiki? Aquela tecnica de imposição de mãos…

9 meses ago

Por que você se deixa pra depois???

Hoje em dia vivemos em um mundo muito agitado, onde ninguém tem tempo pra nada…

11 meses ago

Ciganos na Umbanda

Salve meus irmãos! Vamos falar sobre os Ciganos na Umbanda hoje? Esta linha de trabalho…

12 meses ago

Ervas dos Orixás

As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das…

1 ano ago