As Ervas são elementos indispensáveis na Umbanda e é super importante ter o conhecimento das Ervas dos Orixás, pois assim nós conseguimos fazer aquele banho caprichado e cheio de funções especificas.
A erva é o principal elemento que o Umbandista tem contato, podendo ser usado para diversos fins, por exemplo, a defumação, o banho de ervas e os amacis.
A maioria dos Guias também trabalham com ervas, no entanto, existem inúmeros rituais com ervas, os mais comuns são o bate folhas e os benzimentos.
Contudo, deixo uma indicação de leitura para vocês do Mestre Erveiro Adriano Camargo. Rituais com ervas:
https://www.amazon.com.br/Rituais-Com-Ervas-Defuma%C3%A7%C3%B5es-Benzimentos/dp/859228600X
Existe uma classificação de ervas divididas em 3 estágios : fria, morna e quente.
Isso não condiz com a temperatura da erva, mas sim com a composição energética de erva.
Existem energias positivas Universais (passiva, irradiadora) que são as Mornas e Negativas Cósmicas (limpa, purifica, absorve) que são as Quentes.
Cada erva tem uma quantidade maior de fatores positivos e negativos, quando uma erva tem uma composição fatoral maior de fatores positivos, chamamos de Mornas. Quando as energias cósmicas estão mais presentes, chamamos de Quentes.
Ervas frias são ervas que são ativados com uma única função, preestabelecido, por exemplo, o alecrim, é uma erva morna pois é equilibrador, felicitador, alegrador, iluminador, no entanto, na composição fatoral do alecrim tem a função prosperadora, se você quiser tomar um banho com a função prosperadora, apenas, ele se torna uma erva fria para a prosperidade. Mas, no entanto, no sentido geral é uma erva morna.
O segredo de um bom ritual com ervas é a reza, é o despertar a erva.
Ervas dos Orixás
Conhecer a propriedade das ervas são de suma importância para que você faça um bom trabalho ritualistico. Vamos falar de algumas Ervas dos Orixás.
Oxalá: Boldo, Alecrim, Alfazema, Sálvia, Mamona, Mão de Deus, Erva de Bicho
Logunan: Menta, Chapéu de Couro, Hortelã, Folha da Amora, Eucalipto, Filha do limão, Para Raio, Folha do Bambuzal.
Oxum: Colônia, Pata de Vaca, Erva Doce, Bardana, Carqueja, Buchinha do Norte.
Oxumarê: Folha da Graviola, Poejo, Barbatimão, Folha de Maracujá, Bardana, Bagaço da Cana
Oxóssi: Samambaia, Folha do café, Folha do abacateiro, Mamona, Espinheira Santa, Guiné
Obá: Manjericão Roxo, Folha de Beterraba, Cipó Caboclo, todas as raízes em geral.
Xangô: Chapéu de Couro, Barba de Velho, Manjericão roxo, Boldos, Arruda, Aroeira, Casca do Angico.
Oroiná: Folha da amora, Calêndula, Folha da pitangueira, Arruda, Folha da Laranjeira, Folha do Limão, Peregum Rajado, Hibisco.
Ogum: Alecrim, Levante, Abre Caminho, Espada de São Jorge, Quebra Demanda, Aroeira, Assa Peixe, Carqueja, Pinhão Roxo, Açoita Cavalo
Iansã: Folha da amora, Peregum Amarelo, Calêndula, Folha da pitangueira, Espada de Santa Bárbara, Para Raio, Assa Peixe, Casca e Folha da Laranja, Canfora, folha de bambuzal, Mamona
Nanã Buroque: Noone, Assa Peixe, Casca de cebola roxa, Casca do alho roxo, Sete Sangrias, Macaça, Tanchagem, Erva Cidreira, Folha da beterraba, Saião, Pata de Vaca
Obaluayê: Sete Sangrias, Macaça, Salvia, Saião, Tanchagem, Casca de cebola Roxa, Casca do alho roxo, Valeriana, Buchinha do norte, Pinhão roxo, Picão preto, Mamona, Folha do abacateiro.
Iemanjá: Alfazema, Alecrim, Aniz Estrelado, Jasmim, Erva de Bicho, Sal Grosso
Omolu: Sete Sangrias, Macaça, Tanchagem, Pinhão Roxo, Casca do alho roxo, Pinhão roxo, Picão preto, Mamona, Zimbro.
Vale lembrar que não existe erva de um Orixá ou outro, toda erva é de todo Orixá, cada erva tem a sua composição fatoral, na mesma erva tem fatores de vários Orixás. O que existe são preponderâncias de um determinado Orixá.
Muito legal né? Quer aprender mais sobre a Umbanda Sagrada e seus Fundamentos? Acesse o link abaixo:
https://teusspead.com/teologia-de-umbanda/
Arte: Tamyris Barreto
Texto: Alyne Oliveira
Revisão: Bruno Amorim