Que Xangô é um dos Orixás mais cultuados e amados do panteão africano ninguém duvida, mas o que sabemos de fato sobre esse Pai?
Será que nosso entendimento, visão e culto a este Pai de fato compreende toda a magnitude dele? Vamos falar um pouco sobre o que Xangô representa em toda sua manifestação divina.
E antes de falarmos qualquer coisa, recomendamos a live que se aprofunda nesse tema dos fatores e mistérios do Pai da Justiça Divina: https://www.youtube.com/watch?v=VoA68ChO2cE
Xangô é uma qualidade de Deus responsável pelo equilíbrio de tudo e todos na Criação Divina. É a manifestação pura da Justiça de Deus.
Deus quando precisa equilibrar um ser, racionalizar e aplicar a justiça, o faz através de Xangô. Isso quer dizer que este Pai é em si mesmo a Justiça Divina que purifica nossos sentimentos com sua irradiação abrasadora e consumidora de emotividades.
Este amado Pai, enquanto qualidade divina, está na gênese das coisas, está na natureza de tudo como o próprio equilíbrio, pois só assim elas não deixam de ser como são. Xangô, por ser uma divindade gerada em Deus, também gera em si a qualidade onde foi gerado transmitindo a tudo e a todos.
Então, podemos dizer, que Xangô está em nós, equilibrando nossas ações, nossos pensamentos, tornando-nos seres mais racionais, mais conscientes de nossas atitudes, capazes de ponderar antes de qualquer atitude tomada, seres estáveis emocionalmente falando, mas Xangô também está na natureza equilibrando e graduando todas as ligações essenciais para a manutenção da vida dos seres e das espécies.
Xangô está nas 7 linhas da Umbanda como a 4ª Irradiação Viva e Divina, fazendo par magnético com Mãe Oroiná – Senhora do Fogo consumidor. Recomendo que leiam a matéria completa que falamos a respeito do assunto – Quais são as 7 linhas da umbanda? https://www.teussp.com.br/quais-sao-as-7-linhas-da-umbanda/
E recomendo também que leiam o livro do nosso saudoso Pai Rubens Saraceni: As Sete Linhas de Umbanda – A Religião dos Mistérios. Ed. Madras : https://madras.com.br/as-sete-linhas-de-umbanda-a-religi-o-dos-misterios
Com esse conhecimento vai ser mais fácil absorver o entendimento da real grandeza dos Sagrados Orixás e, em especial, de Xangô o Pai da Justiça Divina.
Mas então, efetivamente como Xangô atua nos seres?
Xangô entende o ser a partir da razão, do equilíbrio. Ele entende que uma espada só deve ser levantada em último caso e que todos estamos no nosso lugar de merecimento, a partir de nossas atitudes e pensamentos.
Xangô pondera sobre as razões das coisas para que possa emitir decisões equilibradoras dos meios. Ele atua graduando o ser para que ele mesmo vivencie seus desequilíbrios e sozinho (com as energias propiciatórias da justiça) consiga se equilibrar, passando do estado de emotividade para o estado de racionalidade.
Xangô entende que o ser precisa ter a oportunidade de viver seu negativo, passar por suas próprias experiências e a partir disso entendê-lo e não errar mais. Para este Pai o ser precisa manifestar por si só, a partir das experiências boas ou ruins, a vontade de se equilibrar, de se regenerar, de evoluir… Isso significa estar na vibração universal, passiva e positiva de Xangô! Este Pai não impõe nada a ninguém, ele irradia suas vibrações o tempo todo para QUEM QUISER receber, para quem estiver equilibrado com seu propósito evolutivo.
Sugiro o maravilhoso Workshop “Xangô – O Orixá da Justiça” que será realizado no domingo, dia 24/07, das 10 às 18 hrs. Veja uma parte do conteúdo do curso abaixo:
– História Mística de Xangô em Oyo
– Desenvolvimento do culto na Umbanda
– Funções e Fatores
– Mistérios de Xangô e suas Hierarquias
– Elementos Condensadores de Axé
– Ervas
– Pedras
– Símbolos Mágicos
– Firmezas
– Oferendas
– Trabalhos na Força de Xangô
– Apresentação e Gira de Trabalho
Tem interesse? Envie uma mensagem para nós no whatsapp https://wa.me/message/EGLJJTRRD4R3P1
Salve a Justiça Divina!
Kaô Kabecilê meu Pai!
Referência do texto:
Amorim, B. Apostila da aula 68 da TD2: Tronos da Justiça